quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lemniscata ou o símbolo do infinito

Este símbolo é conhecido como Lemniscata, infinito ou o nó místico é uma curva muito semelhante ao numeral 8 deitado, utilizado no Fen Shui para atrair a sorte e proteção, fortuna e vida longa. Este símbolo também mostra que não existe o começo ou fim, é a serpente que engole a própria calda.

Para os rosa-cruzes, a Lemniscata simboliza a evolução quando observada de dois lados: o fisico e o espiritual. Um dos anéis de lemniscata é a jornada do nascimento à morte, o outro da morte ao novo nascimento. O ponto central é considerado o portal entre os dois mundos.

Essa figura aparece em antigos desenhos celtas e no caduceu (cetro) de Hermes, o deus grego da comunicação (que leva as mensagens dos mortais para os deuses). Na antroposofia (filosofia espiritual sistematizada pelo austriáco Rudolf Steiner no século 19), a lemniscata ocupa um papel central porque representa o equilíbrio dinâmico, perfeito e rítmico do corpo. Psicologicamente é o momento da conscientização de que o EU SOU é Deus, isto é, Ser, Vida, Consciência. Oito significa que você está se movendo para a frente, para cima, e para Deus.

O aspecto religioso do símbolo do infinito é anterior à sua origem matemática. Símbolos semelhantes foram encontrados em gravuras rupestres tibetanas, e os ouroboros, ou cobrainfinita, é frequentemente representado nesta forma. No tarot, representa o equilíbrio de forças e está freqüentemente associado com o cartão mágico.

Este é um símbolo que trará a lembrança de se estar na plenitude. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário