sexta-feira, 20 de junho de 2014

Hórus, olho de Horus, Udjat

OLHO DE HÓRUS ou UDJAT

O Olho de Hórus é uma representação do Deus egípcio com cabeça de falcão, "o elevado", o deus celeste com a perspicácia do olhar justiceiro ao qual nada escapa. Na mitologia egípcia, Hórus era um dos 5 filhos de Ra e Rhea, o par original de deuses egípcios. Seus irmãos eram Osiris, Set, Isis e Neftis.

Hórus cuida da execução dos rituais e leis, combate os males e luta contra as trevas e faz as forças da Luz prevalecer.

Este é um símbolo de poder,proteção e coragem contra todo o mal.

O Olho é símbolo do conhecimento e também da divindade, para quem nada permanece oculto. “Olho que tudo vê”. Para os gregos era “o Olho de Júpiter”, para os pársis era “o Olho de Ormuzd”, Deus Onividente, Salvador e Preservador.

Hórus "o que governa com dois olhos".

O olho direito representa o Sol era chamado “vaca de Hathor” e servia como poderoso amuleto ou
talismã, o emblema do Sol Espiritual, rei do mundo, que desde seu encoberto trono vê debaixo dele todo o Universo. Nosso lado direito representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino

O Olho Esquerdo de Hórus simboliza a Lua e representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos esotéricos , as emoções, o lado oculto e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário