terça-feira, 23 de abril de 2013

Amuletos

A palavra amuleto possívelmente deriva do latim amolior, que significa “eu afasto, ou espanto”.

O amuleto é um objeto mágico com o propósito de afastar o perigo e as más influências. É um instrumento de proteção, diferente de um talismã, onde este último tem a intenção de atrair alguns benefícios para seu dono, ao passo que o amuleto age como um escudo oculto para repelir o mal.

Vamos aos simbolismos que nos interessam, os nossos amuletos:

GOLFINHO
Inteligência, adivinhação, sabedoria, regenerescência, prudência e bondade. O golfinho representa a solidariedade, está sempre pronto para ajudar. O golfinho está sempre alerta aos perigos e sempre pronto para ajudar por isto é um símbolo também de proteção.

CORAÇÃO
O Coração simboliza as nossas emoções, sentimentos e o amor. é o centro vital humano, na astrologia é o orgão relacionado ao signo de Leão onde o seu regente é o Sol e representa o Ego, o eu interior.

FERRADURA
A ferradura é um poderoso talismã utilizado pelo povo cigano e também muito encontrado nas zonas rurais. Simboliza a boa sorte, atrai a prosperidade sorte e afasta o azar e as energias negativas.

Outros simbolismos associados á ferradura são o esforço e o trabalho, por ser um objeto utilizado em animais como o cavalo, a mula e o boi, que fazem um trabalho árduo e se relacionam á força e a luta pela sobrevivência..

FIGA
A Figa é um antigo um amuleto encontrado em antigas escavações na Fenícia VII A.C.- (MADRID, Museo Arqueológico Nacional. Amuletos púnicos). Acredita-se que naqueles tempos a FIGA era utilizada em cultos á fertilidade e ao erotismo devido ao dedo polegar ser associado com o órgão genital masculino, penetrando o feminino. Foram encontrados outros indícios aos cultos fálicos também na África e na Ásia.

Durante a conquista européia, sacerdotes católicos proibiram sua posse, vendo este amuleto como um símbolo pagão, mas a crença no poder figa foi muito enraigada na cultura dos brasileiros, possívelmente trazida da Africa.

A crença popular diz que ao carregar uma figa este símbolo estaria afastando a infertilidade, o protege contra o mau-olhado, feitiços e influências negativas e garante sorte ao seu portador. Ela pode ser usada em colares, pulseiras ou presas a chaveiros.

Este amuleto é encontrado como adorno em madeira, ouro, prata. Se você perder uma figa, não a procure: ela foi embora com toda a carga negativa que teria recaído sobre você.

PIMENTA
Pimenta, palavra com origem no Latim pigmentum, “corante”, do verbo pingere, “colorir, pintar”, uma

planta onde seus frutos e sementes são consumidos por ¼ da população brasileira e o seu sabor ardido é amado ou odiado.

O consumo da pimenta deixa um terrível gosto na boca e um forte ardor que penetra pelas entranhas. Algumas espécies possuem uma cor vermelho vivo e automaticamente atraem o olhar para elas, e é esta a razão da crença que a pimenta absorve todas as energias negativas, mau olhado e inveja para elas e quando isto acontece, a planta seca e devemos jogá-la fora e substituí-la por outra, pois cumpriu sua função de proteção.

A pimenta também é utilizada na joalheria como pingente, onde devemos ter o mesmo procedimento da planta, caso ela se perca ou quebre, devemos substituí-la por outra peça, terá cumprido a sua função.

OLHO GREGO
O Olho é o eterno símbolo da capacidade espiritual de ver e está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal.O Olho Grego em especial é feito de vidro colorido, o mais comum é uma esfera branca com uma circunferência menor azul turquesa e uma bem pequena preta, representando a pupila.

Acredita-se que este olho protege contra energias negativas, inveja e atrai a sorte. O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia, esclarece Safa Jubran, professora de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP). Ele é encontrado em todos os países árabes, Armênia, Grécia e Irã. É muito comum ver olhos gregos ou turcos pendurados em portas, carros ou na forma de pingentes, anéis e chaveiros.

Na Turquia, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer: conta de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade, caso isto ocorra, não se lastime, ele cumpriu sua função.

CRUZ
A Cruz é um dos símbolos universais mais ricos e antigos conhecidos pela humanidade, unindo o princípio ativo e o passivo numa conexão dualista. Encontrada a mais de 4.000 anos atrás, em monumentos do Egito, que chegaram até nossos tempos. Sabe-se de sua existência através de velhas esculturas da Babilônia, Nínive e em ruínas da Pérsia e da Índia.

Foram descobertas algumas cruzes muito antes da Era Cristã, em países até então totalmente desconhecidos uns dos outros e, tão distantes entre si como a China e o Perú.

Tem sido utilizada como símbolo sagrado por povos antigos do México e da América do Norte, pelos Druídas e bravos Nórdicos, pelas tribos errantes na Ásia Central e pelos habitantes das ilhas dos mares do Sul.

Sua simplicidade de estrutura e semelhança com a silhueta da forma humana, transformaram-na no principal símbolo do Cristianismo.Para os católicos, a cruz era um instrumento de condenação à morte nos tempos de Jesus. Ela nos lembra o supremo sacrifício que Jesus ofereceu pelos pecados de todo mundo. Tradicionalmente simboliza a crucificação, no entanto, como é totalmente vazia, também nos lembra a ressurreição e a esperança da vida eterna.

Para os egípcios, a cruz representa a grandeza, força e poder.

Para os astrólogos simboliza os 4 pontos cardeais e os 4 elementos (terra, fogo, ar, água).

Para os ocultistas, ligados a iniciação secreta, ela é o homem de braços abertos, num sentido de paz. A cruz é a chave da sabedoria futura, os quatro pontos cardinais do céu para servir de duplo eixo ao Universo.

Da escrita chinesa, desde tempos remotos até hoje, a Cruz forma um sinal-chave para indicar as idéias de:

Encontro - amizade - relacionamento
Harmonia - concórdia - presença
Proximidade - o outro - o irmão - união
Ligação - socorrer o próximo - consonância -rima.

TREVO
O Trevo de quatro folhas, difícil de se encontrar na natureza, é muito conhecido e utilizado para atrair a sorte, podendo ser utilizado atualmente como um amuleto ou talismã em prata.

Existe uma lenda datada em 200 A.C. que os mestres, juízes e sacerdotes da Inglaterra consideravam o trevo de quatro folhas sagrado pela imagem da cruz representada em suas 4 folhas, agrupadas em perfeita simetria e equilíbrio, quem o achasse carregaria consigo muita SORTE e SUCESSO. Para os Druidas, o portador de um trevo iria ter boa fortuna, absorver o poder das florestas assim como a proteção dos Deuses.

Além da imagem da Cruz, também é atribuído o significado das 4 estações do ano, as 4 fases da lua, os 4 elementos da natureza além do significado para cada uma das folhas como: Esperança, Fé, Amor e Sorte.

Metal PRATA
Associada ao signo de câncer, é indicado para o equilíbrio do excesso de realismo, conservadorismo, um exagerado senso de responsabilidade, medo de perder bens materiais e poupança desmedida, que podem levar a avareza. A prata é um metal nobre, maleável com grande índice de condutividade tanto de calor como de eletricidade.

A utilização deste metal, auxilia na ativação das emoções, promove o equilibrio dos estados de "altos e baixos" dos ânimos, permitindo uma melhor manifestação dos afetos, aumenta a receptividade e magnetismo pessoal acentuando a sociabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário