sábado, 22 de março de 2014

Olho de Hórus


OLHO DE HÓRUS ou UDJAT

O Olho de Hórus é uma representação do Deus egípcio com cabeça de falcão, "o elevado", o deus celeste com a perspicácia do olhar justiceiro ao qual nada escapa. Na mitologia egípcia, Hórus era um dos 5 filhos de Ra e Rhea, o par original de deuses egípcios. Seus irmãos eram Osiris, Set, Isis e Neftis.

Hórus cuida da execução dos rituais e leis, combate os males e luta contra as trevas e faz as forças da Luz prevalecer.

Este é um símbolo de poder,proteção e coragem contra todo o mal.

O Olho é símbolo do conhecimento e também da divindade, para quem nada permanece oculto. “Olho que tudo vê”. Para os gregos era “o Olho de Júpiter”, para os pársis era “o Olho de Ormuzd”, Deus Onividente, Salvador e Preservador.

Hórus "o que governa com dois olhos".

O olho direito representa o Sol era chamado “vaca de Hathor” e servia como poderoso amuleto ou talismã, o emblema do Sol Espiritual, rei do mundo, que desde seu encoberto trono vê debaixo dele todo o Universo. Nosso lado direito representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino

O Olho Esquerdo de Hórus simboliza a Lua e representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos esotéricos , as emoções, o lado oculto e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino.

LÁPIS-LÁZULI
Como pedra receptiva o Lápis Lázuli é usado para atrair o amor e, energizada diversamente, será capaz de absorver a depressão e criar a alegria.

Energia: receptora
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Divindades: Ísis, Vênus, Nuit
Metal associado: ouro

Poderes: cura, alegria, amor, fidelidade, sensitividade, proteção, coragem

Saber e ritual mágico: O lápis-lazúli tem associações eternas com reis e rainhas.
Na Suméria antiga, a pedra era muito associada às divindades em geral. Levando-a, o possuidor era portador do poder mágico da divindade porque a pedra continha a força que existe basicamente em todas as divindades. Alguns diziam que a pedra continha a alma da divindade que "se rejubilaria em seu dono".
Era uma substância popular nos sinetes sumérios. Estes eram pedrinhas redondas gravadas com imagens de divindades bem como seus símbolos. Chancelas cilíndricas eram usadas como "assinaturas" quando se pressionava a pedra gravada nos documentos de argila úmida e também eram apreciados como amuletos e talismãs.
Alguns acreditam que o lápis-lazúli, uma bela pedra azul-real com pontinhos de "pirita" dourada, combina as influências de Vênus e Marte, já que a pirita é regida por este último. Essa afirmação não é muito convincente porque a quantidade de pirita é mínima e em algumas pedras sequer existe.

Usos mágicos: O lápis-lazúli, uma pedra bastante cara, cura e reconforta. Só de se tocar o corpo com essa pedra melhora sua condição mental, física, espiritual, psíquica e emocional.
É empregada especificamente para diminuir febres e doenças do sangue. Se for usada habitualmente, reforça a visão. Segura na mão durante um ritual de cura, ou colocada ao redor de velas azuis ou violeta, ajuda a focalizar a energia mágica no objetivo desejado.
Se executar um ritual de cura para um amigo, segure a pedra e visualize a pessoa já curada, saudável, um ser humano completo. Visualize a energia fluindo para o interior da pedra, aumentada e específica, indo para a pessoa.
O lápis-lazúli é uma pedra estimulante e espiritual. Seu azul profundo reflete suas vibrações calmantes. É útil para aliviar a depressão e promover a espiritualidade, sendo também uma ótima pedra para a meditação, estimulando a suavidade em seu usuário.
É empregada em rituais para atrair amor espiritual. Pegue um pedaço de lápis-lazúli bruto com um lado cortante. Impregne a pedra e uma vela cor-de-rosa com sua necessidade de amor. Grave um coração com a pedra na vela, deixe o lápis-lazúli junto dela, acenda-a, visualizando um amor entrando em sua vida. Ela é considerada um amuleto de fidelidade poderoso e usada para reforçar os laços entre os que se amam.
Talvez hoje em dia seja mais comum reforçar a percepção extra-sensorial. Essa pedra rompe o domínio da mente consciente sobre o subconsciente (sensitividade) e permite que os impulsos intuitivos sejam conhecidos. Usar um colar de contas de lápis-lazúli, ou segurar na mão um pedaço, realça sua percepção desses impulsos tão difíceis de serem percebidos.
Para aumentar sua sensitividade em geral (por exemplo, sua capacidade de se aproveitar dessas informações), use a pedra todos os dias, ou apenas quando estiver fazendo divinações, concentrando o olhar, consultando o Tarô das pedras ou utilizando de alguma forma símbolos que falam à mente extra-sensorial. Lembre-se: tais atos divinatórios e os rituais associados são geralmente "truques" com a finalidade de relaxar a mente consciente.
O lápis-lazúli também é uma pedra protetora, principalmente para as crianças. Na Índia contemporânea, suas contas são enfiadas num fio de ouro e o colar é usado pelas crianças para garantir sua saúde, crescimento e proteção. Outrora servia para expulsar medos e fantasias perturbadoras.
Essa qualidade de induzir coragem também é aproveitada pelos adultos e talvez se deva às propriedades protetoras e extra-sensoriais da pedra. Apesar de cara, é uma pedra que todo mago deveria possuir e usar.


TURQUESA
Nomes vulgares: Fairuz (pedra da sorte, em árabe), pedra turca, pedra da Turquia, Thyites (grego antigo), pedra-de-Vênus, talismã do cavaleiro.
Energia: Receptora Planetas: Vênus, Netuno
Elemento: Terra
Divindades: Hathor, Buda, Grande Espírito (índios americanos)
Metal associado: Ouro
Poderes: proteção, coragem, dinheiro, amor, amizade, cura, sorte

Saber e ritual mágico: A turquesa é uma pedra sagrada para muitas tribos americanas. Os navajos usam-na bruta, juntamente com o coral, para criar pinturas na areia a fim de provocar a chuva sobre a terra ressecada. Outros nativos do sudoeste americano e do México a colocam em túmulos para guardar os mortos.

Os pueblos enterram a turquesa debaixo do chão como oferenda às divindades quando constróem uma casa ou kiva. Um pedaço de turquesa era um instrumento quase sempre necessário na bolsa de poder ou de medicamentos do xamã apache. Outros índios americanos prendiam-na nos arcos para garantir flechadas certeiras.

Além desses, e muitos outros usos, a turquesa tem sido prestigiada por sua bela cor e propriedades mágicas poderosas. 

Usos mágicos: É uma pedra protetora. Turquesas com imagens entalhadas de cavalos e ovelhas são mantidas pelos navajos como guardiães importantes contra magia negativa.

Um anel de turquesa é usado para defesa contra mau-olhado, doenças, serpentes, veneno, violência, acidentes e qualquer outro perigo, além de promover a coragem.
Os cavaleiros usam a turquesa para se proteger de quedas e, para essa finalidade, ela é incrustada em ouro. Um segundo pedacinho é preso nas rédeas ou na sela para proteger o cavalo.
É um amuleto valioso para viajantes, principalmente quando se aventuram em lugares perigosos ou politicamente instáveis.

Um velho ritual empregava a turquesa para obter riqueza. Execute-o alguns dias antes da Lua Nova, quando o crescente for visto pela primeira vez no céu. Evite olhar para a Lua até a hora certa.
Segure uma turquesa na mão. Visualize sua necessidade mágica - o dinheiro - materializando-se em sua vida. Saia de casa e olhe para a Lua. Depois, transfira seu olhar direto para a pedra. A magia começou. Tenha a pedra consigo até que o dinheiro chegue.

A turquesa também figura nos encantamentos para atrair dinheiro por meio de círculos ou colares de turquesa ao redor de velas verdes, visualizando riqueza. Sendo presenteada, concede riqueza e felicidade ao recipiente.

Empregada também em magia do amor, ela é usada, levada ou dada ao amado. Freqüentemente promove a harmonia conjugal, garantindo que as duas pessoas envolvidas se harmonizem. Alguns afirmam que se o amor morre no recipiente, a pedra também desbota.
Serve para atrair novos amigos, ficar alegre e sereno, aumentando a beleza de quem a possui.

Também é uma pedra de cura, reforça a visão, alivia febres e reduz dores-de-cabeça. Pressionada contra a parte doente ou problemática do corpo, a doença é visualizada como entrando na pedra. A água que conteve uma turquesa pode ser bebida para absorver suas energias curativas.
Anéis e pingentes de turquesa são usados para promover e proteger a saúde. Acenda velas azuis cercadas de turquesa e visualize a cura sendo apressada. Quando trazida no corpo evita enxaquecas.
Como todas as pedras azuis, é afortunada e atrai a sorte.
  
Fonte: Cunninghan, Scott, 1988: tradução: Cacilda Rainho Ferrante – Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais – 3º Ed., Gaia -2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário