segunda-feira, 17 de março de 2014

Yin Yang


Símbolo do taoísmo ligação das forças no universo. Na filosofia chinesa, o yin e o yang representam as duas forças cósmicas primordiais no universo.

Yin (lua) é a força fêmea receptiva, passiva, fria.
Yang (sol) é força masculino, movimento, calor.

O símbolo de Yin Yang representa o contrapeso idealizado das forças; o equilíbrio no universo.
O conceito Yin-Yang sintetiza as duas partes contraditórias e complementares dos fenômenos da natureza e que se relacionam mutuamente. Pode representar tanto os dois fatores opostos, assim como duas partes que compõem a essência de um aspecto.

As propriedades básica do Yin Yang são: todas as coisas de tendência a fluir para cima, para fora, o aspecto da claridade, mobilidade, excitação, vitalidade, calor, insubstancialidade, atividades funcionais, rápidas e claras pertencem a Yang. Ao contrário, todas as coisas com a tendência para fluir para baixo, para dentro, obscuridade, tranquilidade, inibição, astenia, esfriamento, coisa substancial e pesada pertencem a Yin.

A natureza de Yin ou de Yang não é absoluta mas relativa, já que a exigência é determinada pelas condições interiores. Cada aspecto compreende duas partes contraditórias, Yin e Yang. Ambos transformam-se mutuamente sob determinadas circunstâncias, mas dentro de parte Yin e da parte Yang está incluída a sua parte oposta, ou seja, dentro da natureza Yang, está o Yin. Por exemplo, o dia é Yang e a noite é Yin. No corpo humano, o interior é Yin e a superfície é Yang; mas os órgãos internos podem dividir-se em Yin e Yang. Os cinco órgãos: coração, fígado, baço/pâncreas, pulmão, rins são Yin.
As seis vísceras (Intestino delgado e grosso, vesícula biliar, estômago, bexiga ) são Yang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário