segunda-feira, 31 de março de 2014

Pedras Naturais


QUARTZO ROSA
Crenças e Mitos
O Quartzo-Rosa vem sendo honrado, desde a Antiguidade, como pedra do amor e do coração. Os gregos e os romanos acreditavam que os deuses do amor, "Amor" e "Eros", tivessem trazido o Quartzo-Rosa até a Terra, para brindar às pessoas amor e reconciliação.

Efeitos terapeuticos para a psique
O Quartzo-Rosa impulsiona nossas necessidades interiores de fidelidade e amor, e harmoniza os desejos sexuais. Na parceria, proporciona forças animadoras para pensamentos criadores e fantasias.

Na meditação, o Quartzo-Rosa penetra, com suas oscilações delicadas, profundamente em nosso corpo. Ele nos proporciona amor, delicadeza e mais contentamento. Através do Quartzo-Rosa conseguimos o lenitivo do coração ferido emocionalmente e uma elevação de nossos sentimentos para um nível mais alto.

Indicações
Amor, amizade, acompanhamento do parto, sentimento de felicidade, amor ao próximo, delicadeza, comodidade, sensação de beleza, consolação, compreensão, confiança, sonhar acordado, sensação de bem-estar, desejos sexuais.
 
QUARTZO VERDE ou AVENTURINA
Crenças e Mitos
Segundo a tradição dos gregos, a Aventurina oferece coragem, otimismo e criatividade.
 
Efeitos terapeuticos para a psique
A Aventurina minora perturbações psicossomáticas e medos. O efeito calmante sobre os nervos traz alegria e levanta a moral. Na meditação, ela é apreciada devido ao reconhecimento de bloqueios profundos e das perturbações psicossomáticas.

Indicações
Resistência. paciência, equilíbrio emocional, sono, sensação de bem-estar.

AMETISTA
Crenças e Mitos
O seu nome vem do grego "Amethystos", que significa "não bêbado". Os gregos acreditavam que essa pedra os protegia de feitiçaria, nostalgia, maus pensamentos, embriaguez, e da penetração dessas forças sobre o espírito. Acreditavam também que essa pedra podia transformar maus pensamentos em otimismo, libertando-nos de falsos amigos.

Efeitos terapêuticos para a psique
A Ametista faz com que o seu portador possa fazer juízos corretos. favorece e fortalece verdadeiras amizades, ao mesmo tempo que afasta falsos amigos. As Ametistas difundem através de sua irradiação mais harmonia, senso de coesão da família, calor e sensação de renascimento. Durante a meditação, ela transmite impulsos agradáveis a respeito de alegria de viver, de participação e solução de problemas. Ao mesmo tempo, ela transmite um alto grau de paz, alegria, calma e harmonia. Um cordão de Ametistas infunde mais temperamento e uma difusão irresistível.
 
Indicações
A auto contemplação, sensação de liberdade. fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade. harmonia, sono, autocontrole, consciência do auto valor, tolerância.
 
OLHO DE TIGRE
Crenças e Mitos: As origens do Olho de Tigre remontam há muitos anos. Os árabes e os gregos acreditavam que o Olho de Tigre fazia com que o seu portador tivesse um temperamento alegre e lhe aguçava os sentidos. Ele protegia contra influências negativas e fortalecia as amizades. Como pedra de proteção e curadora, o Olho de Tigre continua a merecer, hoje em dia, um grande apreço.
 
Efeitos terapêuticos para a psique
O Olho de Tigre dá mais segurança no trato de assuntos financeiros e protege contra fraudes. É difícil passar para trás as pessoas que trazem sobre o seu corpo um Olho de Tigre. O Olho de Tigre traz à pessoa que o porta mais calor familiar e equilíbrio. Em meditação, desenvolve o Olho de Tigre poderosas ondas mediante a sua colocação sobre o plexo solar e penetra muito fundo sobre nós, harmonizando as nossas necessidades. Contribui para ordenação de nossos pensamentos e desejos, fortalecendo nossa autoconfiança e sensação de valor próprio.
 
Indicações
Senso de equilíbrio, capacidade de iniciativa, eleva a capacidade de raciocínio, por exemplo, no caso de exames. Relaxamento, harmonia, capacidade de assumir compromissos, confiança.
 
PEDRA DO SOL
Crenças e Mitos
A Pedra do Sol, devido ao seu brilho dourado, foi dedicada pelos gregos ao deus Hélios. Acreditavam que a Pedra do Sol protegia a Terra contra males e que mantinha o Sol em seu caminho. O deus do Sol, Hélios, utilizava a Pedra do Sol para poder, com segurança, atravessar, com seu carro provido de cavalos resfolegantes de fogo, através do céu do Oriente até as terras ocidentais do pôr do sol. A Pedra do Sol, até hoje é imitada por sopradores italianos que, assim, conseguem uma semelhança surpreendente.

 
Efeitos terapêuticos para a psique
A Pedra do Sol é uma pedra que traz luz e fortalece em nós o calor do coração, minora a melancolia, depressões e fortalece as pessoas de alma fraca. Na meditação, eleva-nos a um alto nível da consciência do espírito, envolve-nos com um manto de luz e mantém as influências negativas à distância.

 
Indicações
Pessoas que desistem de viver, compaixão, sensação de paz interior, senso de família, comunhão, alegria de viver.

 
ÔNIX
Crenças e Mitos
O Ônix Preto fazia parte das mais importantes pedras de adorno e terapêuticas da Antiguidade. Essa pedra foi utilizada por quase todos os povos, especialmente pelos indianos, como pedra de proteção contra magia negra, encantamentos e bruxarias. As tradições contam que a mesma dava aos mágicos a capacidade de curar doenças graves e de se tornarem invisíveis. Os gregos honravam o Ônix negro como fiel servidor nos casos de amor e os romanos honravam-no como pedra geral de proteção.

 
Efeitos terapêuticos para a psique
O Ônix estabelece a harmonia entre o corpo e a alma, entre Yin e Yang, fornecendo, assim, mais resistência, estabilidade e alegria de viver. Isso se transfere também aos órgãos; nossos nervos não são mais tão sobrecarregados e nos tornamos mais sadios. Melancolia, depressões e influxos negativos, através de fluxos terrestres, pessoas maldosas ou magia negra são minorados e repelidos.

 
Indicações
Capacidade de definição de limites, disciplina, capacidade de concentração, beleza, auto-respeito, autocontrole.

 
CRISTAL
Crenças e Mitos
Os Cristais são encontrados em muitos locais da Terra, embora Cristais realmente belos raramente tenham sido encontrados. Eles consistem de puro óxido de sílico e oxigênio e crescem em espaços vazios, tornando-se Cristais no decurso de milhões de anos. Cristais puros são muito raros e valiosos. O Cristal é, com certeza, uma das mais conhecidas e mais comentadas pedras preciosas que têm suas tradições entre quase todos os povos. Os gregos denominavam-no "Kristallos", que significa "gelo". Até o século XVII acreditavam os povos que o Cristal era, na realidade, gelo petrificado.

 
Efeitos terapêuticos para a psique
Devido ao seu efeito neutralizante contra irradiações, o Cristal limpa os corpos, espíritos e almas, ligando-nos às forças cósmicas do universo, proporcionando maior sensibilidade. O Cristal traz luz e, devido às suas flutuações harmônicas, faz com que todos os nossos chacras fiquem em ressonância positiva. Na meditação, ele nos abre o terceiro olho e estimula os centros nervosos de maneira muito energética.

 
Indicações
Limpeza da aura, energia. relaxamento, intuição, alegria, harmonia, clareza, consciência cósmica, portador de luz, autoconfiança, sabedoria.

 
PEDRA DA LUA
Crenças e Mitos
Já nos tempos dos gregos e romanos, a Pedra-da-Lua desempenhava importante papel e era considerada como sendo a pedra da força, que aumentava as influências da lua na Terra. Era, portanto, não somente venerada como pedra mágica de cura e de proteção, como consumida em forma de chá, com o intuito de proteger contra as piores doenças. Nos países árabes, até os dias de hoje, a Pedra-da-Lua é considerada a pedra abençoada da família, principalmente das mulheres, às quais proporciona grande número de filhos, fertilidade e dedicação ao amor. Por isso as mulheres na Índia, no Sri Lanka e em todos os países árabes, costumam fixar uma Pedra-da-Lua em seus trajes, para o equilíbrio da alma e a manutenção da saúde.

 
Efeitos terapêuticos para a psique
A Pedra-da-Lua penetra no mundo hormonal e afetivo feminino. A sua harmonização proporciona maior fertilidade e alegria de vida e estabelece uma estreita relação com a família. A Pedra-da-Lua tira o medo de cirurgias e do futuro. Proporciona alegria de vida, aparência juvenil e feminilidade desejável às mulheres até idade avançada. Na meditação, ela nos revela os nossos verdadeiros sentimentos, ilumina o mundo de nossas necessidades e harmoniza distúrbios psíquicos.

 
Indicações
Mundo hormonal e afetivo, alegria de vida, relação com a família, medos, aparência juvenil, feminilidade desejável, distúrbios psíquicos.

 
HEMATITA
Crenças e Mitos
Os antigos egípcios apreciavam a Hematita como pedra irradiante, que propiciava a paz e seus efeitos terapêuticos em silêncio. Por este motivo, a Hematita foi também usada como dádiva em enterros, para ser colocada debaixo do travesseiro do falecido, a fim de lhe propiciar o seu caminho para a eternidade. O próprio Tut-Ench-Amun foi acompanhado da Hematita em sua viagem para o infinito. Na antiga Grécia, a Hematita foi considerada como sangue dos deuses, que a terra deveria receber em sua vida.

 
Efeitos terapêuticos para a psique
A Hematita constrói um escudo protetor sobre nós, permitindo-nos viver de maneira mais corajosa,
sem dificuldades e com maior consciência de nossas metas. Não permite que as influências
negativas penetrem em nós. As opressões da alma são minoradas. Ela nos oferece mais
espontaneidade e alegria de viver. Desenvolvemos autoconfiança e podemos tomar as rédeas das
nossas vidas, tornando-nos menos dependentes dos outros. Na meditação, a Hematita irradia de
modo que possamos viver com extraordinária calma. É muito apropriada como anel de proteção
durante a meditação.
 
Indicações
Disposição para o trabalho, capacidade de se relacionar com outras pessoas, negociação habilidosa, fortalecimento, disposição para novos empreendimentos, realização, sono, gravidez.

Stark, Karl e Werner E. Meier - Prevenções e cura com pedras - Editora Robafim - 2002 - Rio de Janeiro - 2002 - 2ª edição

PEDRA ESTRELA
Usada na meditação ela transmuta o mais profundo desespero em fé e no conhecimento de que tudo está realmente de acordo com a ordem divina. Quando colocada no terceiro olho, a Pedra Estrela ajuda você a atravessar a "hora mais escura da noite". Ela transmite a compreensão de que, quando a noite é mais escura, as estrelas são mais brilhantes e você não é deixado sem luz nem por um momento. A Pedra Estrela, com o seu brilho escuro, ajuda a desfazer a ilusão de que a luz não existe quando não podemos vê-la. A Pedra Estrela inicia os milagres da metamorfose para transformar a natureza da existência na Terra.

PÉROLA
Poderes curativos devido ao alto teor de cálcio e proteína. Absorve energia negativa e a devolve para quem a emitiu. Na Síria – Afrodite era considerada a senhora das pérolas. Usadas apropriadamente, as pérolas diminuem o stress e a hipertensão. Atua como anticorpos na luta contra infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário