terça-feira, 29 de abril de 2014

PRETO OU NEGRO

ÔNIX
O preto é a escuridão máxima, a negação de todas as cores, mas sua totalidade é rara. Simbolicamente, o preto e o seu complemento, o branco, são o alfa e o ômega, o bem e o mal, o dia e a noite, o nascimento e a morte.

Na natureza essa cor é exceção. Não existe nenhuma flor naturalmente preta. As que parecem pretas foram criadas pela interferência humana. Encontrar um animal totalmente preto também é raro, mas, quando se encontra, a cor deve-se em geral ao pigmento melanina. É o mesmo pigmento que dá a cor da pele e do cabelo da raça negra.
As ideias associadas ao preto tendem em geral para a negatividade e o mal. Elas estão em expressões como, por exemplo, magia negra, mercado negro, ovelha negra, missa negra,... a lista não tem fim.
Os atributos positivos dessa cor são expressos muito raramente.
O preto é a cor que contém todas as coisas e da qual surgiram todas as coisas. A escuridão da terra é o útero sagrado que abriga e nutre a semente em germinação. Também a escuridão sagrada do útero da mulher protege e alimenta o feto em crescimento. Talvez sua capacidade de absorver todas as coisas seja um dos motivos por que os jovens, à proctua de um rumo na vida, sentem atração por essa cor.

Fonte: Wills, Pauline, 1997: tradução Carmem Fischer - O Uso da Cor no seu Dia-a-dia - São Paulo - Editora Pensamento, 1º Edição, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário