terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ágata



Nomes vulgares: Ágata vermelha, Ágata de sangue, Ágata Fogo
Planeta: Mercúrio (de maneira geral)
Elementos: Vários (veja abaixo)
Poderes: força, coragem, longevidade, jardinagem, amor, cura, proteção 
Usos mágicos: Em geral, a ágata é utilizada nos encantamentos e rituais mágicos que envolvem força, bravura, longevidade etc. Portada no braço ou levada com você quando for cuidar do jardim, a ágata aumenta a fertilidade das plantas e garante uma colheita farta ou flores saudáveis. Achava-se que ágata musgosa (a seguir) era a melhor para esse fim. Ágatas energizadas podem ser "plantadas" no jardim para promover abundância, e pequenas ágatas penduradas em árvores ampliam a colheita.

Na Roma antiga, um anel de ágata ou esta pedra presa ao braço esquerdo, assegurava a simpatia das divindades silvestres, que tornavam a terra fértil. A ágata, freqüente nos encantamentos amorosos, também é empregada para evitar pensamentos invejosos e remover o despeito. Em outras palavras, tornar seu usuário amigável e agradável. O despeito não combina com a busca do amor.

Também é usada como amuleto da verdade para garantir a pureza das palavras além de favores dos poderosos. Presenteia-se as crianças com jóias de ágata, que servem como amuletos de proteção. Acredita-se que seja principalmente útil para evitar quedas, e é usada por adultos para não tropeçar.

Uma agata na boca alivia a sede. Outrora foi usada para reduzir febres, sendo aplicada na testa. Segurar uma ágata acalma e refresca o corpo, ajudando a curar pequenos problemas de saúde. Seus talismãs eram populares no Oriente Médio para assegurar o estado saudável do sangue. Na Inglaterra antiga, protegia contra as doenças de pele. As ágatas triangulares eram usadas na Síria para evitar problemas intestinais.
Em cerimoniais mágicos, eram gravadas com imagens de serpentes ou de homens cavalgando serpentes. Como amuleto, essa jóia protegia contra as mordidas de cobra, escorpiões e picadas de insetos. As vezes é usada em rituais e encantamentos de proteção, e já foi vista como uma defesa poderosa contra feitiçaria, demônios e possessões diabólicas.

Na Ásia, as ágatas eram empregadas como o cristal de quartzo em nossos dias. Para descobrir as tendências futuras, o mago olhava as bandas da pedra, levando sua mente profunda a projetar os impulsos sensitivos na mente consciente. Os inumeráveis tipos de ágata - distintos vagamente pela cor ou bandas - são usados em magias diversas. Embora qualquer tipo possa ser usado para as finalidades acima, as pedras abaixo são as que possuem energias tradicionais especiais. Segue-se uma lista de algumas das principais e de seus atributos mágicos:

 ÁGATA BANDADA

Energia: Emissora
Elemento: Fogo
Proteção: Restaura a energia corporal e alivia situações de tensão.

 ÁGATA NEGRA

Energia: Emissora
Elemento: Fogo
Proteção: Outra pedra protetora. Use-a para ter coragem e vencer competições.

 ÁGATA BRANCA e PRETA

Energia: Receptora
Elemento: Terra
Proteção: Usada como amuleto, essa pedra protege contra perigos físicos.

 ÁGATA RENDILHADA AZUL (BLUE LACE AGATE)

Energia: Receptora
Elemento: Água
Proteção: Use-a ou tenha-a consigo para ter paz e felicidade. Segure-a para se livrar do stress. Deixe uma sobre a escrivaninha ou no local de trabalho, e fixe-a com o olhar quando estiver em situações tensas. Em casa, a ágata rendilhada azul cercada de velas azuis acesas acalma o ambiente extra-sensorial e reduz as brigas em família.

 ÁGATA CASTANHA OU FULVA

Energia: Emissora
Elemento: Fogo
Proteção: Outrora levada pelos guerreiros para vencer batalhas, a ágata castanha é usada atualmente para ter sucesso nos empreendimentos. Era um precioso guardião na Itália e na Pérsia contra o mau-olhado. É também um talismã para se ter saúde.

 ÁGATA VERDE

Energia: Receptora
Elemento: Terra
Proteção: Usada para melhorar a saúde dos olhos. No passado, a mulher que bebesse a água onde fora colocado um anel de ágata verde estava magicamente protegida contra a esterilidade.

 ÁGATA MUSGOSA

Energia: Receptora
Elemento: Terra
Proteção: Devido às marcas estranhas que sugerem árvores ou musgo, a ágata musgosa é um talismã especial para a jardinagem. Alivia o torcicolo, dá energia aos debilitados e presta-se para outros fins de cura. Também serve para encantamentos para se ter riqueza, felicidade e longevidade. Use-a para fazer novas amizades e descobrir "tesouros". 

 ÁGATA VERMELHA

Energia: Emissora
Elemento: Fogo
Também conhecida como "ágata de sangue". Essa pedra era usada na Roma antiga para proteger contra picadas de insetos, purificar o sangue e promover calma e paz.
Cunninghan, Scott, 1988: tradução: Cacilda Rainho Ferrante –Pedras Preciosas e Metais – 3º Ed., Gaia -2005.

Um comentário: