quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Os 4 Elementos- Fogo, Terra, Ar e Água

O modo de Percepção e de temperamento

FOGO, TERRA, AR e ÁGUA são as forças vitais da natureza e que nos animam em todos os níveis. Para que haja uma harmonia física e psicológica, é importante conhecer e equilibrar essas energias. Na astrologia, os 12 signos são divididos em 4 elementos e representam as atitudes predominantes em uma pessoa.

FOGO

Na astrologia este elemento simboliza a força do espírito, o desejo da vida, a vontade e o idealismo, isto é, o movimento externalizante(Quente) e dirigido(Seco).

“Empolgo-me, logo existo”.

O entendimento de tudo se dá através de flashes. Sua compreensão acontece de repente, sem precisar pensar, de forma intuitiva. Os signos desta natureza costumam ser românticos, esperançosos, alegres, auto-confiantes, ardentes, honestos, entusiásticos e muito espontâneos. Motivados pela paixão.

Se essas potencialidades forem mal empregadas, o autoritarismo e o vigor demasiado surgirá.

TERRA

O elemento TERRA representa a sensação, ou seja, o que pode ser captado através dos sentidos. A idéia central é perceber o que está visível (conhece e acredita naquilo que vê!) é lidar com o mundo sensível e concreto, isto é, a reação ativa e resistente(Seco) às condições que apresentam(Frio).

“Realizo, logo existo”.

Percebe o mundo entrando em contato com a realidade das situações e sentindo as coisas através de experiências sensoriais( tato, olfato, audição, visão, paladar).
Os signos desta natureza costumam ser práticos, realistas, sensuais, persistentes, conservadores e prudentes.
Se essas potencialidades forem mal empregadas talvez se torne insensível e materialista.

AR

Ar representa a função do pensamento. A ênfase reside em teorias e idéias, na relação entre os fatos, na capacidade de abstrair, de comunicar e de se relacionar mentalmente com algo ou alguém, e o relacionamento, é a atuação(Quente) com uma co-participação (Úmido) inclui-se também a função mental, a atuação através da comparação.

“Penso, logo existo”.

Entende o mundo racionalizando as coisas, fatos e acontecimentos. Elabora intelectualmente suas atitudes e relacionamentos, é abstrato e aéreo. Os signos desta natureza costumam ter mente lógica, aberta, idealistas e sem preconceitos.
Se essas potencialidades forem mal empregadas poderá se tornar frio, calculista, e não colocar as idéias em prática, ficará apenas no racional.

ÁGUA

A água representa a alma, as emoções e os sentimentos, isto é, as percepções (Úmido) interiorizadas (Frio) a ponto de se tornarem uma realidade interior.

“Sinto, logo, existo”.

O entendimento do mundo se dá através das próprias sensações e emoções. Tem a capacidade de absorver tudo a seu redor. Os signos desta natureza costumam ser intuitivos, emocionais,sensíveis, receptivos, imaginativos, introspectivos e profundos. Tendência a oscilações de humor, pois são altamente influenciados pelo ambiente ao seu redor.
Se essas potencialidades forem mal empregadas a indecisão e auto-piedade surgirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário