sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Gato


Associado desde tempos imemoriais com os poderes do sobrenatural, o gato é considerado o mais mágico de todos os animais. Felino de natureza enigmática, foi um animal sagrado em muitas civilizações, em especial no antigo Egito, onde foi elevado á categoria de divindade. Era considerado um símbolo lunar, consagrado ás deusas Ísis e Bast ou ( Bastet), esta última divindade com corpo de mulher e cabeça de gato.


Nas práticas ocultistas, considera-se o gato um excelente doador de magnetismo animal, fluido vitalizador que, em certas circunstâncias, pode ser absorvido pelo homem em seu benefício. Outras escolas atribuem também ao gato a capacidade de absorver detritos ou escórias energéticas eliminadas pela presença humana, detritos esses que podem permanecer no ambiente, contaminando-o.

Esotéricamente, o gato é símbolo da vigilância e da proteção. Em muitos templos do Oriente (por exemplo, nos templos budistas da Tailândia e outros países do Sudeste asiático), a presença dos gatos é constante. Atuariam, segundo crença local, não apenas como purificadores do ambiente, mas também como guardiões alertas contra a penetração de entidades maléficas provenientes de planos existenciais sutis. Na moderna psicologia, o gato é um dos símbolos ligados ao princípio ou força feminina, ao mundo onírico e irracional.

Na mitologia Nórdica, Freya, Deusa da Fertilidade, da Guerra e da Riqueza, possuía a habilidade de voar, o que fazia com uma charrete puxada por dois gatos brancos selvagens: Bygul (de Bee-gold, Abelha de ouro ou Ouro de Abelha) e Trjegul ( de Tree-gold, Árvore de ouro). Após servirem a Deusa por 7 anos, eles foram recompensados sendo transformados em bruxas, disfarçadas em gatos pretos.

Os gatos eram os animais favoritos da Deusa Freya, considerados símbolos de carinho, sensualidade e personificação da fertilidade.

Freya é portanto, uma Deusa associada aos gatos, tal qual a egípcia Bast e à grega Artemis. Além disso, tinha poderes de se transmutar e era a Sábia que inspirou toda a poesia sagrada. Mulheres Sábias, videntes, Senhoras das Runas e Curandeiras estavam intimamente conectadas com Freya, pois só ela era a Deusa da magia, bruxaria e dos assuntos amorosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário