sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sino

O simbolismo do sino esta ligado, sobretudo, à percepção do som. Na Índia,por exemplo, ele simboliza o ouvido, e aquilo que o ouvido percebe, o som que é reflexo da vibração primordial. Assim, a maior parte dos sons percebidos, por ocasião das experiências de ioga, são sons de sinos. No Islã , a repercussão do sino é o som sutil da revelação corânica, a repercussão do Poder Divino na existência: a percepção do ruído do sino dissolve as limitações da condição temporal. Aproximadamente do mesmo modo, o Cânon búdico pali asselha as vozes divinas ao som de um sino de ouro.
Na China, o som do sino é relacionado com o trovão e se associa, como é frequente, ao do tambor. Mas a música dos sinos é a música principesca e critério da harmonia universal.
As sinetas dependuradas aos tetos dos pagodes têm por objetivo fazer perceber o som da lei budista. Mas o ruídos dos sinos(ou das sinetas) tem, universalmente, um poder de exorcismo e de purificação. Ele afasta as influências malígnas ou, pelo menos adverte da sua aproximação.
Um simbolismo todo particular é o da campainha tibetana, tilpu (sâncrito ghanta). Oposta ao vajra (trovão), a campainha significa o mundo fenomenal em comparação com o mundo adamantino, o mundo das aparências, simbolizado pela extinção rápida do som. Ela é, também, a Sabedoria, associada, e oposta, ao Método, elemento passivo, e feminino, enquanto que vajra é ativo e masculino. O que se traduz ainda por simbolismo sexual e pelo uso, por parte dos iniciados, de um anel de ouro, que figura vajra, na mão direita, e de um anel de prata, que figura a campainha, na mão esquerda (DAVN, ELIY,MALL).
A sineta, em oposição ao raio, simboliza também as virtudes femininas, a Doutrina... O cabo é habitualmente, um raio com oito pontas, cortado de uma metade. Utilizado em religião e em magia, muitas vezes é aí representada a saudação sãnscrita à Jóia no lótus (om mani padme aum, às vezes reduzida para o aum); ou uma fórmula mágica. è, frequentemente, ornada com a roda da lei, com um círculo de pétalas de lótus, com leões, com divindades, etc.(TONT,3). Sem dúvida, simboliza o apelo divino ao estudo da lei, a obediêciaà palavra divina, sempre uma comunicação entre o céu e a terra.
Pela posição de seu badalado, o sino evoca a posição de tudo o que está suspenso entre o céu e a terra, e, por isso mesmo, estabelece uma comunicação entre os dois. Mas também o poder de entrar em relação com o mundo subterrâneo.
A sineta mágica serve para evocar os mortos. Ela é feita de uma liga de chumbo, estanho, ferro, ouro, cobre e mercúrio- na base está escrito o nome -Tetragrammaton- em cima, os nomes dos sete espíritos dos planetas, a palavra Adonai e sobre o anel, JESUS. Para que ela seja eficaz é preciso, segundo Girardius Pervilues, envolvê-la num pedaço de tafetá verde e conservá-la nesse estado até a pessoa que empreende a abordagem do grande mistério tenha a liberdade e a facilidade de pôr a dita sineta num cemitério, no meio de uma cova, e deixá-la nesse estado pelo espaço de sete dias. Enquanto a sineta repousa na terra do cemitério envolta na sua veste, a emanação e a empatia que a acompanham não a deixam mais. Elas conduzem á perpétua qualidade e virtude requeridas, quando é tocada com esse fim(GRIA,177).


F
onte: Chevalier, Jean e Gheerbrant, Alain. “Dicionário de Símbolos – Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números”. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 19ª edição, 2005.

Um comentário: