sexta-feira, 28 de março de 2014

JASPE



Nomes vulgares: Gug (assírio antigo), fazedor-de-chuva (índio americano)

Energias: várias (veja abaixo) Planetas: vários (veja abaixo)

Elementos: vários (veja abaixo) Poderes: cura, proteção, saúde, beleza
Saber e ritual mágico: Os índios americanos empregavam o jaspe em rituais para chamar a chuva, daí o nome de "fazedor-de-chuva". Também era usado pelos habitantes primitivos dos EUA em divinações. Nechepsus, um rei do Egito antigo, mandou gravar a imagem de um dragão cercado de raios num jaspe e usou-o para reforçar seu trato digestivo.

Usos mágicos: O jaspe é uma pedra comum, uma variedade opaca da calcedônia, que é uma forma de quartzo. Encontrada numa vasta gama de cores - vermelha, marrom e verde sendo bastante comuns -, tem sido usada em magia desde os tempos primitivos.
Geralmente é empregada ou usada como adorno para fomentar a inteligência e controlar desejos perigosos ou lamentos que possam levar a situações de risco. Também é uma pedra protetora nos casos de perigos físicos e não-físicos. Um pedaço seguro na mão da parturiente ampara a mãe e a criança. Empregada também para aliviar a dor, principalmente durante o parto. Pontas de flecha perfeitamente esculpidas são usadas para atrair a sorte para o usuário.

Cada cor tem sua própria natureza e usos mágicos:

Jaspe vermelho: Energia emissora. Planeta Marte. Elemento Fogo. O jaspe vermelho era gravado com imagens de leões ou arqueiros e carregado para proteger de venenos e curar febres. Uma bela pedra protetora, é empregada na magia defensiva porque envia de volta a negatividade a quem a mandou. Também é empregada ou usada durante encantamentos de cura e para a saúde. O jaspe vermelho é usado por jovens mulheres para promover a beleza e a graça.

Jaspe verde: Energia receptora. Planeta Vênus. Elemento Terra. Este é um amuleto de cura e um talismã da saúde. Faça um círculo de jaspe verde ao redor de velas verdes para promover a cura do corpo ou guardar da doença. Use no corpo para interromper alucinações e fomentar um sono repousante. Também é usado para ter maior compreensão dos estados mentais e emocionais dos outros.

Jaspe castanho: Energia receptora. Planeta Saturno. Elemento Terra. O jaspe castanho é empregado para o centramento e ancoramento, principalmente depois de um ritual mágico pesado ou de um trabalho espiritual ou sensitivo. Se você tende a viver com a cabeça nas nuvens a ponto de colocar em perigo sua vida, use um jaspe castanho.

Jaspe mosqueado: Energia emissora. Planeta Mercúrio. Elemento Ar. Use essa pedra para protegê-lo de afogamentos. Diz-se que é muito poderoso para esse fim quando gravado com a imagem de uma cruz de braços iguais, representando os quatro elementos básicos e de controle.

Fonte: Cunninghan, Scott, 1988: tradução: Cacilda Rainho Ferrante – Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais – 3º Ed., Gaia -2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário