sexta-feira, 11 de abril de 2014

ÂMBAR

ÂMBAR

Energia: Emissora
Planeta: Sol
Elementos: Fogo, Akasha
Divindade: A Grande-Mãe
Poderes: Sorte, cura, força, proteção, beleza, amor

Saber e ritual mágico: O âmbar é talvez a substância mais antiga já usada como adorno pelo homem. Contas e pingentes desse material foram encontrados em túmulos no norte da Europa e datam de 8.000 A.E.C. (antes da era comum, o equivalente não religioso de a.C).

Não se trata de uma pedra mas de uma resina fossilizada de árvores coníferas (como a moderna pinha) do período Oligoceno. Contém frequentemente fragmentos ou exemplares completos de insetos e plantas que caíram acidentalmente na resina viscosa há milhões de anos.

Achava-se que o âmbar tinha vida porque, ao contrário das pedras, é cálido ao toque e também possui, às vezes, em seu interior, alguns fragmentos de insetos. Os chineses antigos visualizavam as almas de tigres se transmutando em âmbar quando de suas mortes terrenas. Era sagrado para os que cultuavam a Deusa-Mãe nos tempos clássicos porque acreditava-se que continha a verdadeira essência da vida - o princípio primordial da anima.


Por ser um fóssil, o âmbar tem sido associado ao tempo, ciclos e longevidade. Da mesma forma, por já ter sido uma substância viva, relaciona-se com o Akasha. Este é o "quinto elemento", que governa e mantém coesos a Terra, o Ar, o Fogo e a Água e, de certa forma, é sua fonte inicial. O Akasha também simboliza a vida e os seres vivos (plantas, animais, seres humanos).

Em alguns antros (coven) de mulheres Wiccanas - geralmente a Suma Sacerdotisa -, usa-se colares de contas de âmbar que se alternam com outras de linhito (azeviche). Embora as explicações do uso desses materiais variem, dizem que estas duas pedras representam a Deusa e o Deus, os princípios feminino e masculino, as forças receptora e emissora da natureza e que os efeitos da magia são intensificados por elas.

O âmbar esfregado na lã ou seda torna-se carregado eletricamente. Seu nome antigo na Grécia era elektron, do qual deriva nossa palavra moderna eletricidade. Todas essas propriedades e associações misteriosas fazem do âmbar uma das substâncias mais preciosas e comumente usadas em magia em todos os tempos e lugares da Terra.

Usos Mágicos: O âmbar, em comum com umas poucas pedras, tem sido utilizado para quase toda finalidade mágica, aparecendo em inúmeros encantamentos e rituais. Apesar de seu alto preço, é um investimento seguro. Compre sempre de um negociante conhecido, pois muito vidro, plástico ou "âmbar reconstituído" é vendido como âmbar verdadeiro. Insista no genuíno âmbar não industrializado e esteja preparado para pagar caro.

Os colares de âmbar são a forma mais comum de sua utilização em magia. São protetores e um poderoso amuleto contra a magia negativa, e muito eficazes para defender as crianças. Milhares de pais no mundo fazem seus filhos portarem contas de âmbar para conservar a saúde. Ou coloque um pouco no quarto de dormir das crianças.

Antigamente, quando o sexo era visto como uma atividade completamente natural, ainda que sagrada, a reprodução dos órgãos sexuais era comumente usada em magia. Um falo esculpido em âmbar era carregado como um protetor mágico extremamente poderoso. Embora isso possa parecer um produto do patriarcado, tenho certeza de que imagens dos órgãos femininos existiam igualmente e eram eficazes, mas esse tipo de informação foi suprimido.

Se você achar que está sendo vítima de uma forte negatividade, acenda uma vela branca e coloque-a no chão. Sente-se de frente para ela com um punhado de contas de âmbar e use-as para criar um círculo a seu redor. Fique sentado enquanto restaura sua energia e se feche para toda e qualquer influência externa. Repita se for necessário.

Outro uso do âmbar como protetor consiste em colocar nove pequenas contas na banheira com água bem quente. Fique imerso até esfriar a água, recupere o âmbar, enxugue-se e use uma das contas até seu próximo banho.

Bruxas, mulheres sábias e xamãs usam contas de âmbar para reforçar seus encantamentos quando os fazem em cavernas, vales ou praias desertas, ou mesmo no interior de esferas de poder magicamente criadas nos quartos de dormir. Um pedaço grande de âmbar no altar intensifica a eficácia de sua magia.

O âmbar é usado para realçar a beleza e a atração em geral. Durante a renascença acreditava-se que a roupagem de âmbar aumentava o peso corpóreo, embora não haja provas para tal alegação. Isso acontecia provavelmente porque a figura feminina rechonchuda estava na moda. O âmbar parece aumentar a beleza natural de seu usuário, atrair amigos e companheiros para os solitários e estimular a felicidade.

Essa resina há muito tem sido vista como altamente sensual e magnética. É usada para atrair o amor e aumentar o gozo de atividades agradáveis, inclusive a sexual. Pedacinhos de âmbar podem ser adicionados às misturas de ervas para atrair o amor ou serem levados perto do coração para atrair um parceiro.

A fertilidade humana foi uma preocupação constante em eras passadas e ainda o é para muitos. As mulheres se adornavam com imagens de peixes, sapos e coelhos esculpidos em âmbar para assegurar a concepção. Para combater a impotência e garantir sua fertilidade, os homens tinham figuras de leão, cachorro e dragão. Pode parecer exótico, mas tais imagens energizadas magicamente podem funcionar. Não há limites para a magia, a não ser aqueles impostos por nós mesmos.

O âmbar tem um papel importante na busca da cura de nossas doenças. Contas de âmbar ao redor do pescoço funcionam como um guardião geral da saúde e aliviam ou curam males existentes. Já foi usado em casos de convulsões, surdez, loucura, dores de garganta, de ouvido, de cabeça, de dentes, asma, reumatismo, problemas digestivos e quase todos os males internos. Segurar uma bola de âmbar na mão reduz a febre.

Por ser frequentemente translúcido, ou mesmo transparente, o âmbar é utilizado ou portado para fortalecer os olhos. Olhar através de um pedaço de âmbar tem o mesmo efeito. O pó de âmbar era queimado durante o parto para auxiliar no trabalho de parto. Posto a arder sem chama, de forma que a fumaça de pinho pudesse ser inspirada, servia para interromper a hemorragia nasal.

Os usos mágicos do âmbar são mais numerosos do que os citados acima. É empregado para aumentar a força, o sucesso nos negócios ou para estimular o fluxo do dinheiro na direção do mago e tem um papel importante nos encantamentos de atração. Estes incluem rituais feitos para atrair amor, dinheiro, poder e sucesso. Finalmente, um pouco de âmbar em pó, adicionado a qualquer incenso, intensifica sua eficácia.

Cunninghan, Scott, 1988: tradução: Cacilda Rainho Ferrante – Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais – 3º Ed., Gaia -2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário