segunda-feira, 28 de abril de 2014

VERMELHO

Vermelho
No espectro eletromagnético, o vermelho fica próximo do infravermelho e é a mais quente das cores quentes. Ele tem o maior comprimento de onda e a menor quantidade de energia de toda luz visível. O vermelho é a cor que chama a atenção. É ousado, imperativo, provocativo e causa excitação.

Os nomes dados a algumas de suas tonalidades são derivados da fonte que deu origem à cor. Carmim e carmesim têm origem na palavra latina kermesinus, nome da tintura extraída do inseto kermes. Vermelhão corresponde à antiga designação do sulfeto de mercúrio, cinábrio. Vermelho-rubi é derivado da raiz da planta Rubia tinctoria.

O vermelho é associado com o coração, a carne e as emoções. As emoções que são estimuladas por essa cor são o amor, a coragem, a luxúria e a raiva. O vermelho é também associado com a energia masculina e a agressividade.

O planeta Marte, conhecido como o planeta vermelho, tem o nome do deus da guerra. Na China, a bandeira vermelha simboliza a revolução. A expressão "vermelho de raiva", resultou da crença de que, quando uma pessoa fica furiosa, a aura ou campo eletromagnético que a circunda ganha um tom verrnelho-escuro.

O vermelho é associado com a vida, muito provavelmente por ser a cor do sangue. Acreditava-se que o sangue guardasse o segredo da vida, por isso atribuíram-se poderes especiais a essa cor. É a cor associada com a sexualidade e com a excitação da energia sexual.

Talvez essa seja uma razão de ela ser recomendada para tratar a infertilidade.

A luxúria é um de seus aspectos negativos. Expressões do tipo "mulher escarlate" e "zona de luz vermelha" comprovam isso.

Para ver o vermelho, a lente do olho tem de adaptar-se. O ponto focal natural do olho fica atrás da retina, e isso faz com que os objetos vermelhos pareçam estar mais próximos do que estão na realidade. Assim, um ambiente inteiramente pintado de vermelho também parece ser menor.

Fisicamente, o vermelho faz aumentarem os batimentos cardíacos, provoca a liberação de adrenalina na corrente sanguínea e provoca uma sensação de calor. Por isso, é conveniente colocar luvas e meias vermelhas em mãos e pés frios. De acordo com o que diz Ronald Hunt no livro The Seven Keys to Colour Healing (As Sete Chaves para a Cura pela Cor), o vermelho fragmenta os cristais férreos do sal em ferro e sal. Os glóbulos vermelhos absorvem o ferro, e o sal é eliminado pelos rins e pela pele. Isso faz do vermelho uma boa cor para o tratamento da anemia. Apesar de o raio vermelho ter pouca energia, seu efeito sobre a hemoglobina faz aumentar a energia física e melhorar a circulação.

O poder de constrição dessa Cor a toma imprópria para quem sofre de asma. Também não são beneficiadas pelas qualidades dessa cor as pessoas que sofrem de hipertensão e stress.

As crianças tendem a sentir atração pelo vermelho. A razão disso pode ser sua tendência para ligar-se à terra. Considera-se que as crianças não se integram inteiramente à atmosfera terrestre até a puberdade.
Embora elas possam gostar do vermelho, não é uma boa ideia deixá-las por muito tempo em ambientes dessa cor. Elas poderiam ficar irascíveis.

Quando o branco é misturado ao vermelho, o resultado é o rosa. Embora o rosa pertença ao espectro vermelho, tem atribulos complementares. É uma cor feminina muito suave, associada com o amor espiritual incondicional. No aspecto físico, atua beneficamente sobre o sistema nervoso.

Fonte: Wills, Pauline, 1997: tradução Carmem Fischer - O Uso da Cor no seu Dia-a-dia - São Paulo - Editora Pensamento, 1º Edição, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário